Pelas lentes de Luís Vinhao, comida vira arte. Cores e texturas revelam uma gastronomia irresistivelmente atraente, que atiça o paladar. São fotos, digamos, saborosas e que mexem com os nossos sentidos.
Referência em fotografia culinária, o paulistano de 49 anos explica como capta a essência dos pratos. “Gosto de transformar o que é simples em belo, atraente. É isso que traduz uma imagem”.
As fotos estampam as galerias de arte e as maiores campanhas .
O "encontro" com a fotografia, como gosta de dizer, aconteceu por acaso, aos 17 anos, quando foi atraído Por um local que parecia ser uma galeria de arte, mas era uma escola.
" Resolvi fazer e depois do primeiro clique aquilo tomou conta de mim, sabia que era para o resto da vida". Formado pela Escola Panamericana de Artes, onde também foi professor por dez anos, Luis Vinhão diz que o maior desafio da carreira é manter-se atual, sem parar no tempo, sempre ligado às novas tecnologias, linguagens e possibilidades.
E ele faz questão de compartilhar as experiências em palestras e work shops. Quando questionado sobre qual conselho daria para a nova geração de fotógrafos, é duro e direto. "Falta dedicação à imagem. As pessoas precisam colocar em prática tudo o que envolve a fotografia. Falta entrega, identidade. Está muito superficial".
Além do trabalho publicitário, Vinhão tem um olhar especial para o cotidiano das cidades. Prédios históricos, anônimos nas ruas ... Cenas comuns são eternizadas em fotos preto e branco.
" São paisagens urbanas, lugares por onde andei". Os trabalhos de fine art, ponto forte do fotógrafo, podem ser vistos em galerias de arte e exposições. E, em breve, vão estar nas páginas do livro "Paisagens Ocultas". A obra deve misturar os cenários urbanos com histórias de receitas internacionais que ainda serão registradas. "Inicialmente vamos para o Chile, Peru e Equador". É só o começo de uma série de projetos que está por vir.
Assim como suas fotos, Vinhão gosta de surpreender.
Nasceu a algumas semanas o livro, Dias de Solidão!
São 23 fotógrafos que registraram o começo da pandemia.
Várias fotos minhas estão lá! Acessem o link e conheçam o projeto!